BIOGRAFIA TANIA TOME

http://www.facebook.com/taniateresatome

Tânia Tomé, de Moçambique é cantora, compositora, poetisa, declamadora e apresentadora de espectáculos e televisão. Licenciada em Economia, e Pos-graduada em Auditoria e Controlo Gestão. Têm sido das artistas mais internacionais de Moçambique , com as suas músicas, tem levado a que bandeira de Moçambique seja hasteada em outras partes do mundo nomeadamente Alemanha, Portugal, Brasil, Colômbia, Botwana, Nigeria, Zimbabwe, entre outros países. A sua qualidade e reconhecimento tem permitido pisar nos mesmos palcos com cantores internacionais sobejamente conhecidos como Lokua Kanza, Freshlyground, Asa, Tito Paris, Bonga, Otis, Ze Afonso, Shiwoniso Maraire, dbanj, 2face Indibia entre outros.
Começou a cantar aos três anos de idade, tendo sido aos 7 anos que ganhou seu primeiro prémio de música de melhor voz numa competição internacional organizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para além desse prémio ganhou o prémio do Festival da Canção organizado pela FEP em 2001 em Portugal, ganhou ainda o prémio de África no Soundcity Music Awards 2010, e foi também nomeada para o Museke African Music Awards 2011 (USA), e Mozambique Music Awards 2012.
Conta com seu cd de música Lirandzo Blues (2011) e diversas participações entre as quais no disco Leigos da Boa Nova (Portugal, 2004), com disco Mozbeats (Moçambique 2005).
A sua contribuição na música também se repercutiu através da sua actuação como professora e júri em mais de oito anos em programas de descoberta de novos talentos musicais, nomeadamente o Fantástico e o Mini fantástico da TVM (Televisão de Moçambique), e Tribo Júnior na STV.
Ainda de salientar que Tomé foi apresentadora e produtora de um programa musical na TVM ao lado de Júlio Silva, programa musical com uma vertente social bastante enraizada.
Na poesia recebeu prémio Nacional de Poesia BIM 2005, foi única nomeada em Moçambique e três em Africa no prémio Portugal Telecom (Brasil) em 2011.
Conta com dois livros editados pela Showesia em Moçambique “Agarra-me o Sol por trás” (2010) e “Conversas com a Sombra” (2011) e editado no Brasil “ Agarra-me o Sol por trás e outros escritos e melodias” pela editora Escrituras. Livros revisados por António Cabrita (Portugal) e prefaciados pelo Floriano Martins (Brasil).
Ë Também directora do Festival Showesia e Presidente da Associação Showesia, sendo uma das principais figuras de destaque na formação do empreendedorismo e industrias criativas. Conta já com algumas ações como formadora entre as quais se destaca a formação que deu na presidência da república de Moçambique no Gabinete de Estudos em 2011.
O Brasil é visto pela cantora, como pais irmão com quem tem colaborado em variados projectos com artistas brasileiros, a sua mais recente participação foi no Teatro do SeSi do Rio de Janeiro 2011, com CLaufe Rodrigues da Globo News e Mónica Montone.

http://www.facebook.com/taniateresatome

About these ads

Sobre taniatomefanclub

Somos os fans da cantora e poetisa Tania Tome, junte-se a nos e saiba mais sobre artista. Se tiver fotos com artista envienos. www.facebook.com/taniateresatome www.twitter.com/Tania_tome www.myspace.com/taniatome (Listen Music) www.taniatome.com Download www.reverbnation.com/taniatome/app
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s